Participação de Sócios de Empresas no Financiamento de Campanhas em 2018

Levantamento do Parlametria mostra que 90% dos deputados federais eleitos receberam alguma doação de sócios de empresas na campanha eleitoral de 2018. No Senado Federal, esse percentual é de 98% dos 54 candidatos eleitos.

Ou seja, apesar do financiamento empresarial ter sido proibido em 2015, ele continua ocorrendo através do financiamento dos sócios.

O relatório traz várias informações interessantes, valendo destacar os partidos que mais receberam financiamento empresarial indiretamente. Segundo o estudo, os deputados receberam em média 20% de suas receitas de campanha de doações de sócios de empresas, enquanto no Senado esse percentual foi de 25%. O NOVO foi o partido com a maior participação de doações de sócios de empresas: 84%. Em segundo lugar vem o PSL, com 42%, e, na sequência, Cidadania e Podemos com a terceira posição da participação de doações de pessoas físicas sócias de empresas: 37%, cada um.

O artigo completo pode ser visto aqui.

O projeto Parlametria é um esforço de organizações que trabalham com o monitoramento do legislativo para traduzir e dar sentido a essa massa de dados, de forma que a sociedade civil possa acompanhar e influenciar os debates que acontecem no Congresso Nacional. Ele é formado pela Open Knowledge Brasil (OKBR) que atua para democratizar o acesso a dados e ampliar a transparência e a participação política, do Laboratório Analytics (laboratório de pesquisa, formação e inovação em Ciência de Dados Cívica na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG) e da Dado Capital.